Receber Benefício do INSS e Continuar trabalhando? Saiba como isso é possível

Muitas pessoas que contribuem com a Previdência Social (INSS) possuem uma dúvida comum se podem continuar trabalhando ao receberem benefício previdenciário.

O benefício de auxílio acidente, o qual tratarei nessa ocasião, é destinado ao segurado que sofreu um acidente (seja de natureza trabalhista ou não) e que após a consolidação das lesões, teve a redução de sua capacidade para o trabalho.

O recebimento do auxílio acidente possui um caráter indenizatório.

O que isso significa?

Ao contrário do auxílio doença, que possui verba alimentar, permite ao segurado continuar trabalhando, de forma que o benefício será uma complementação a renda e não um substituto.

Ainda, é importante salientar que em primeiro momento o auxílio acidente possui uma grande vantagem por não possuir data de extinção, somente cessando a partir do óbito do segurado ou após a concessão de algum tipo de aposentadoria.

Nesse sentido, havendo um acidente, após o recebimento de auxílio doença, insistindo algum tipo de lesão no segurado, é devido o auxílio acidente.

A data de início se dá a partir do dia seguinte ao da cessação do auxílio doença, sendo que, na maioria das vezes, não é concedido automaticamente pelo INSS, dependendo de requerimento específico.

A importância de contatar um advogado especialista na área se dá em razão da possibilidade de encontrarmos soluções e benefícios que tem direito mas não possui conhecimento.

Caso tenha qualquer dúvida, ou queira saber mais, CLIQUE AQUI.

Escrito por:
GABRIELA DUTRA DE SOUZA FACCO
Advogada, pós-graduada em Direito Previdenciário pela Universidade Estadual de Londrina/PR e atuante na área.